terça-feira, 10 de agosto de 2010

DISMORFOFOBIA

A dismorfofobia, também denominada transtorno dismórfico corporal ou síndrome da distorção da imagem, é um transtorno da percepção e valorização corporal; consiste em uma preocupação exagerada com algum defeito, inexistente, na aparência física, ou ainda, uma valorização desproporcional de possíveis anomalias físicas que poderiam manifestar-se.
A fobia de deformação física é um quadro clínico bastante frequente; quem sofre a convicção obsessiva de ter uma parte ou todo corpo deformado se angustia com sua suposta "feiura" e tendem a deixar que minúsculas imperfeições assumam uma importância desmesurada. Afeta pessoas atraentes e não atraentes. As queixas podem concretizar-se em qualquer parte do corpo; as pesquisas demonstram que em 45% dos casos, a queixa centra-se no nariz, embora as alterações, imaginarias ou mínimas, podem também se referir à cara (espinhas, boca, mandíbula), barriga, cabelo, busto, pés, mãos, genitais, pernas, ao peso, estatura, traseiro, etc.


Observa-se essa fobia, ou medo, de ter um aspecto anormal, mais frequentemente nos adolescentes, de ambos os sexos, e está extremamente relacionada as transformações ocorridas na puberdade, começando ao redor dos doze anos e finalizando, nos casos patológicos, ao redor dos dezoito ou vinte anos.

Um comentário:

  1. PREZADO AMIGO BLOGUEIRO,

    PARABÉNS PELA QUALIDADE DE SEUS ESCRITOS.

    ABRAÇO

    FÁBIO LUÍS STOER

    ResponderExcluir