terça-feira, 10 de agosto de 2010

SÍNDROME DE BRIQUET OU TRANSTORNO DOLOROSO



É o mesmo que transtorno de somatização (histeria, transtorno psicossomático múltiplo). Transtorno caracterizado essencialmente pela presença de sintomas físicos, múltiplos, recorrentes e variáveis no tempo, persistindo ao menos por dois anos.

A maioria dos pacientes teve uma longa e complicada história de contato tanto com a assistência médica primária quanto especializada durante as quais muitas investigações negativas ou cirurgias exploratórias sem resultado podem ter sido realizadas. Os sintomas podem estar referidos a qualquer parte ou sistema do corpo.

O curso da doença é crônico e flutuante, e freqüentemente se associa a uma alteração do comportamento social, interpessoal e familiar. Quando o transtorno tem uma duração mais breve (menos de dois anos) ou quando ele se caracteriza por sintomas menos evidentes, deve-se fazer o diagnóstico de transtorno somatoforme indiferenciado. Não se trata de simulação, mas de atitudes inconscientes que podem até ser reforçadas pelo ambiente, mas não são factícias.

Fonte: Dicionário de Sindromes

Nenhum comentário:

Postar um comentário